O açúcar em excesso e os problemas à sua saúde

Quem não gosta de comer doces, não é mesmo? O excesso desses alimentos, no entanto, não combina em nada com os nossos dentes, e podem causar inúmeras doenças, afetando a saúde bucal, especialmente se essa predileção estiver associada à má higiene bucal. 

De acordo com especialistas, as doenças bucais mais comuns, que aparecem nesses casos são as cáries e a doença periodontal, que eliminam os tecidos ao redor dos dentes, gengiva, ligamento periodontal e osso. Essas doenças consideradas infecciosas são causadas por espécies diferentes de bactérias, que em sua maioria, se utilizam dos açúcares como alimento.

No entanto, como ficar apenas olhando as guloseimas é tarefa inglória, o recomendado é que, após o consumo desses alimentos, se faz necessárioa uma higienização da boca, com fio dental e escovação correta. 

O ideal é escovar os dentes até 15 minutos após a ingestão dos doces, pois, geralmente a partir desse período as bactérias estarão metabolizando os açúcares ingeridos e fabricando ácidos, que são bastante prejudiciais aos tecidos bucais. Por esse motivo, o melhor é escovar os dentes logo após o consumo desses alimentos, para que a escovação tenha efeito. 

O consumo desses produtos no período da noite é o menos recomendado ainda. No período noturno a ação protetora da saliva está minimizada, uma vez que a saliva contém anticorpos, enzimas e outros compostos antibacterianos, que ajudam o organismo a retardar a ação das bactérias. Se a higienização bucal estiver sendo feita de maneira adequada, o indivíduo estará livre desse mal durante a noite, mas, se o mesmo não escovar os dentes, estará suscetível a ter uma doença bucal. 

O ideal é consumir os doces, no máximo, duas vezes por dia no máximo. E somente depois das principais refeições, e não nos intervalos entre elas, como é usual. A recomendação seria optar por doces diet, ou seja, sem açúcar, pois, eles não contêm sacarose. Todavia, como eles são destinados para indivíduos diabéticos, há algumas restrições que devem ser observadas. 

O consumo em excesso desses alimentos/produtos agride os dentes, mas também o sistema do corpo como um todo, acarretando uma série de doenças, por isso os doces devem ser consumidos com cautela. 

Vale lembrar que os melhores alimentos para a saúde do nosso organismo, como um todo, são: frutas, oleaginosas, verduras, legumes, fibras, proteínas animais, derivados de leite, ricos em cálcio, e carboidratos complexos, como as raízes. 

Referência: Zerohora